QUESTÃO 01
A partir de suas leituras sobre Espaço e formas geométricas no desenvolvimento lógico matemática da criança e das leituras obrigatórias referendadas em seu material impresso responda as questões abaixo.
A partir do bloco retangular representado abaixo, responda:
I- A figura acima tem 12 arestas, 6 faces e 8 vértices.
II- A figura também pode receber o nome de hexaedro, pois possui seis faces.
III- A figura é um poliedro, pois é um sólido limitado por um conjunto finito de polígonos;
II e I somente são verdadeiras | |
I e III, somente são verdadeiras | |
I, II, III são verdadeiras (correta) | |
I e II, somente são verdadeiras | |
II e III somente são verdadeiras |
QUESTÃO 01
A partir de suas leituras sobre Espaço e formas geométricas no desenvolvimento lógico matemática da criança e das leituras obrigatórias referendadas em seu material impresso responda as questões abaixo.
Quais são os elementos de um poliedro?
Os elementos de um poliedro são:
· FACES -Os polígonos representam as faces – figuras que limitam o poliedro
· ARESTAS – No encontro das faces, temos as “quinas” (lado comum a duas faces) que são as arestas.
· VÉRTICES- no encontro das arestas, temos os vértices.
· ÂNGULOS POLIÉDRICOS – Os “bicos” das figuras são os ângulos poliédricos.
Em relação ao livro didático é correto afirmar que:
ele contém todo o conteúdo a ser trabalhado no ano, facilitando assim, o trabalho do professor | |
não é recomendável que o livro seja combinado a outras estratégias, como artes por exemplo, pois isso tira a concentração da leitura | |
é apenas um dos fatores que podem facilitar a aprendizagem, aumentando, por exemplo, a compreensão do estudante acerca de um conceito (CORRETA) | |
ele é o único meio de aprendizagem no processo que visa à construção do conhecimento e que acontece por meio da interação de estudantes com professores | |
é o único recurso disponível para o professor e pode ser facilmente encontrado nas bibliotecas escolares |
Em relação ao tema transversal orientação sexual, é correto afirmar que:
A sexualidade humana deve ser considerada a partir da adolescência, pois é um comportamento condicionado principalmente por fatores biológicos, bastante aflorados nesta fase. | |
A sua abordagem deve iniciar na Educação Infantil (antes dos 6 anos), pois na atualidade as crianças estão ficando cada vez mais precoces, portanto, é imprescindível esclarecê-las. | |
Esse tema deve ser abordado somente por profissionais da área da saúde, que possuem mais esclarecimentos e preparo para tal. | |
como a sua abordagem geralmente coincide com a entrada na puberdade por parte dos alunos, ela pode constituir uma excelente ocasião para o estabelecimento de um diálogo franco e esclarecedor das inúmeras questões. | |
Deve ser considerada a partir da puberdade, pois na fase infantil as crianças ainda estão mais voltadas para as questões do brincar. (CORRETA) |
QUESTÃO 01
A educação é a arte de ensinar às pessoas os conhecimentos científicos e tecnológicos necessários para sobreviver, viver e conviver em sociedade, valorizando o aprender como um instrumento contínuo para o exercício de uma cidadania competente, participativa e consciente.
Um professor ao elaborar sua aula de aula de ciências, deve ter bem claro os objetivos que pretende alcançar, bem como os procedimentos didáticos metodógicos mais adequados para que seus alunos alcancem esses objetivos.
Um professor ao elaborar sua aula de aula de ciências, deve ter bem claro os objetivos que pretende alcançar, bem como os procedimentos didáticos metodógicos mais adequados para que seus alunos alcancem esses objetivos.
Numa perspectiva Construtivista, qual seria o papel desse professor no processo ensino e aprendizagem com seus alunos e que tipo de estratégia ele buscaria ao preparar suas aulas?
O professor será o mediador no processo de ensino aprendizagem. Ele deverá propor ao aluno situações questionáveis, ou seja, o professor criará uma situação problema que seja capaz de ser interpretada pelo aluno, que o estimule e motive a construir uma resposta.No caso de ensinar ciências aos alunos é importante que se selecione situações em que os alunos consigam associar ao seu contexto familiar ou que sejam instigantes para que a solução da resposta, seja uma conquista,onde o aluno consiga compreender a natureza que o envolve.
Ao ensinarmos Ciências transferimos ao estudante a necessidade de contribuir para o bem da sociedade, devemos nos pautar em princípios éticos e morais,para que o aluno amplie sua participação social. Fazer com que o aluno desenvolva uma postura crítica que privilegie e estimule o raciocínio,e que tenha a capacidade de análise, de julgamento e de reflexão , em fim , de todas as habilidades necessárias à formação do cidadão atuante, integro, responsável e coerente.
QUESTÃO 02
Os conteúdos tradicionais continuam sendo os referenciais do sistema educacional. O objetivo da escola continua sendo trabalhar os conteúdos tradicionais (Matemática, História, Química, Física, Biologia, Línguas, etc.) e transversalmente, perpassando estes conteúdos, os temas transversais.
Quais são as possibilidades de conhecimento proporcionadas por um professor que trabalha estrategicamente os conteúdos tradicionais e, ao mesmo tempo, os temas transversais em suas aulas?
Quais são as possibilidades de conhecimento proporcionadas por um professor que trabalha estrategicamente os conteúdos tradicionais e, ao mesmo tempo, os temas transversais em suas aulas?
O professor proporciona ao aluno uma visão diferenciada sobre um mesmo tema, ou seja, o aluno faz novas interpretações da realidade. O aprendizado se dá pela a interação professor/aluno/conhecimento,onde o professor estabelece um elo entre o conhecimento prévio do aluno e a visão cientifica atual, com isto o aluno reelabora sua percepção que tinha do mundo através do contato com a visão trazida pelo conhecimento cientifico.
Numa perspectiva construtivista considera - se que o aprender é um processo continuo e o aluno é o sujeito de sua própria aprendizagem, o educador é o mediador, ou seja, o coordenador. Considera-se o conhecimento prévio do aluno este se confronta com os conhecimentos acadêmicos e permite que o aluno tenha uma reinterpretação de como ele vê o mundo, é fundamental para o processo continuo da aprendizagem.