terça-feira, 10 de maio de 2011

segunda quinzena Pedagogia EAD 6ª etapa

QUESTÃO 01 
A partir de suas leituras sobre Espaço e formas geométricas no desenvolvimento lógico matemática da criança e das leituras obrigatórias referendadas em seu material impresso responda as questões abaixo.

A partir do bloco retangular representado abaixo, responda:

http://www.sga.uniube.br/arquivos/banco_questoes/image/images/631015%201.PNG

I- A figura acima tem 12 arestas, 6 faces e 8 vértices.
II-  A figura também pode receber o nome de hexaedro, pois possui seis faces.
III- A figura é um poliedro, pois é um sólido limitado por um conjunto finito de polígonos;
Parte superior do formulário
II e I somente são verdadeiras
I e III, somente são verdadeiras
I, II, III são verdadeiras (correta)
I e II, somente são verdadeiras
II e III somente são verdadeiras
Parte inferior do formulário

QUESTÃO 01 
A partir de suas leituras sobre Espaço e formas geométricas no desenvolvimento lógico matemática da criança e das leituras obrigatórias referendadas em seu material impresso responda as questões abaixo.
Quais são os elementos de um poliedro?
Os elementos de um poliedro são:
·         FACES -Os polígonos representam as faces – figuras que limitam o poliedro
·         ARESTAS – No encontro das faces, temos as “quinas” (lado comum a duas faces) que são as arestas.
·         VÉRTICES- no encontro das arestas, temos os vértices.
·         ÂNGULOS POLIÉDRICOS – Os “bicos” das figuras são os ângulos poliédricos.

Em relação ao livro didático é correto afirmar que:
Parte superior do formulário
ele contém todo o conteúdo a ser trabalhado no ano, facilitando assim, o trabalho do professor
não é recomendável que o livro seja combinado a outras estratégias, como artes por exemplo, pois isso tira a concentração da leitura
é apenas um dos fatores que podem facilitar a aprendizagem, aumentando, por exemplo, a compreensão do estudante acerca de um conceito (CORRETA)
ele é o único meio de aprendizagem no processo que visa à construção do conhecimento e que acontece por meio da interação de estudantes com professores
é o único recurso disponível para o professor e pode ser facilmente encontrado nas bibliotecas escolares
Parte inferior do formulário

Em relação ao tema transversal orientação sexual, é correto afirmar que:
Parte superior do formulário
A sexualidade humana deve ser considerada a partir da adolescência, pois é um comportamento condicionado principalmente por fatores biológicos, bastante aflorados nesta fase.
A sua abordagem deve iniciar na Educação Infantil (antes dos 6 anos), pois na atualidade as crianças estão ficando cada vez mais precoces, portanto, é imprescindível esclarecê-las.
Esse tema deve ser abordado somente por profissionais da área da saúde, que possuem mais esclarecimentos e preparo para tal.
como a sua abordagem geralmente coincide com a entrada na puberdade por parte dos alunos, ela pode constituir uma excelente ocasião para o estabelecimento de um diálogo franco e esclarecedor das inúmeras questões.
Deve ser considerada a partir da puberdade, pois na fase infantil as crianças ainda estão mais voltadas para as questões do brincar. (CORRETA)
QUESTÃO 01 

A educação é  a arte  de ensinar  às  pessoas os  conhecimentos científicos  e  tecnológicos  necessários  para  sobreviver,  viver  e conviver em sociedade, valorizando o aprender como um  instrumento contínuo para o exercício de uma cidadania competente, participativa e consciente.
Um professor ao elaborar sua aula de aula de ciências, deve ter bem claro os objetivos que pretende alcançar, bem como os procedimentos didáticos metodógicos mais adequados para que seus alunos alcancem esses objetivos.
Numa perspectiva Construtivista, qual seria o papel desse professor no processo ensino e aprendizagem com seus alunos e que tipo de estratégia ele buscaria ao preparar suas aulas?
O professor será o mediador no processo de ensino aprendizagem. Ele deverá propor ao aluno situações questionáveis, ou seja, o professor criará uma situação problema que seja capaz de ser interpretada pelo aluno, que o  estimule e motive a construir uma resposta.No caso de ensinar ciências aos alunos é importante que se selecione situações em que os alunos consigam associar ao seu contexto familiar ou que sejam instigantes para que a solução da resposta, seja uma conquista,onde o aluno consiga compreender a natureza que o envolve.
Ao ensinarmos Ciências transferimos ao estudante a necessidade de contribuir para o bem da sociedade, devemos nos  pautar em princípios éticos e morais,para que o aluno amplie sua participação social. Fazer com que o aluno  desenvolva uma postura crítica que privilegie e estimule o raciocínio,e que tenha a capacidade de análise, de julgamento e de reflexão , em fim , de todas as habilidades necessárias à formação do cidadão atuante, integro, responsável e coerente.

QUESTÃO 02 
Os conteúdos tradicionais continuam sendo os referenciais do sistema educacional. O objetivo da escola continua sendo trabalhar os conteúdos tradicionais (Matemática, História, Química, Física, Biologia, Línguas, etc.) e transversalmente, perpassando estes conteúdos, os temas transversais.

Quais são as possibilidades de conhecimento proporcionadas por um professor que trabalha estrategicamente os conteúdos tradicionais e, ao mesmo tempo, os temas transversais em suas aulas?
O professor proporciona ao aluno uma visão diferenciada sobre um mesmo tema, ou seja, o aluno faz novas interpretações da realidade. O aprendizado se dá pela a interação professor/aluno/conhecimento,onde o professor estabelece um elo entre o conhecimento prévio do aluno e a visão cientifica atual, com isto o aluno reelabora sua percepção que tinha do mundo através do contato com a visão trazida pelo conhecimento cientifico.
Numa perspectiva construtivista  considera - se que o aprender é um processo continuo e o aluno é o sujeito de sua própria aprendizagem, o educador é o mediador, ou seja, o coordenador. Considera-se o conhecimento prévio do aluno este se confronta com os conhecimentos acadêmicos e permite que o aluno tenha uma reinterpretação de como ele vê o mundo, é fundamental para o processo continuo da  aprendizagem. Parte inferior do formulário

sábado, 7 de maio de 2011

Primeira quinzena EAD Pedagogia 6ª etapa

1-A partir de suas leituras sobre Espaço e formas geométricas no desenvolvimento lógico matemática da criança e das leituras obrigatórias referendadas em seu material impresso, justifique porque podemos afirmar que toda reta é uma curva?
Posso afirmar que toda reta é uma curva observando a trajetória da reta, pois ela representa um caminho a ser percorrido utilizando um percurso continuo um trajeto, se tivermos uma trajetória que é o caminho a ser percorrido por um corpo móvel e a esse caminho, daremos o nome de curva. Se essa trajetória é um percurso continuo temos a reta. Portanto, toda reta é uma curva.



QUESTÃO 01
2-A palavra ângulo é de origem latina- angulus e o sufixo - ulus implica diminutivo. Dessa forma, angulus é entendido como canto ou pequena dobra. Identifique os ângulos abaixo:

http://www.sga.uniube.br/arquivos/banco_questoes/image/images/631015.PNG
I - Angulo reto – “Um ângulo cuja medida é 90º é chamado de ângulo reto.”
(BARBOSA, 1985, p. 28).

II - Ângulo agudo – um ângulo com medida menor que 90º é chamado de ângulo agudo.

III - Ângulo obtuso – um ângulo com medida maior que 90º e menor que 180º é chamado de ângulo obtuso.

A série que contém a seqüência correta é:
Parte superior do formulário
III, I e II;
III, II e I;
I, III e II;
I, II e III;
II, III e I;

QUESTÃO 01
3-Existem elementos presentes em nossa sociedade que sacrificam um numero muito grande de crianças negando-lhes o direito ao atendimento de suas necessidades, chegando até mesmo a ignorar as necessidades educativas infantis. Assinale  nas afirmativas abaixo  quais  são os elementos.

1- (  ) As péssimas condições de moradia, alimentação e saúde
2- (  ) A pobreza de estímulos
3- (  ) A convivência familiar
4- (  ) A exploração do trabalho infantil.
5- (  ) A escolarização que não considera fatores socioculturais nos processos metodológicos.

 A resposta  CORRETA está  contida em:
Parte superior do formulário
1, 3 ,5
2, 4, 5
1, 2, 3, 4, 5
1, 2, 3
2, 4, 3
4-No capítulo Compreensão dos interesses e necessidades educativas da criança  a autora   comenta sobre um contexto social ideal  para atender as necessidades educativas infantis. Partindo desse comentário  pergunta-se :    Onde é Como deve ser este contexto social ? O que é  importante oferecer para a criança dentro do mesmo?
Esse contexto social pode ser sua casa, sua escola, a praça onde brinca, o clube que freqüenta ou a rua onde mora.
O importante é oferecer-lhe condições para que tenha uma visão positiva de si mesmo e do mundo, onde ela possa desenvolver suas potencialidades, possibilidades físicas, personalidade, habilidades para enfrentar a vida e de relacionar-se com os outros e de utilizar os recursos a sua volta para desenvolver sua inteligência.
Toda criança para se desenvolver necessita de um ambiente familiar saudável; respeito a sua autonomia cultural e uma escola que tenha uma pedagogia organizada de modo a atender as necessidades educativas a partir da heterogeneidade dos grupos para que os alunos possam interagir. Que crie situações pedagógicas lúdicas. Alfabetizar a partir do universo cultural em que a criança está inserida, buscando situações de aprendizagem que estejam relacionadas com a realidade de vida dos alunos.

5-Existem elementos presentes em nossa sociedade que sacrificam um numero muito grande de crianças negando-lhes o direito ao atendimento de suas necessidades, chegando até mesmo a ignorar as necessidades educativas infantis. Assinale  nas afirmativas abaixo  quais  são os elementos.

1- (1  ) As péssimas condições de moradia, alimentação e saúde
2- (2 ) A pobreza de estímulos
3- ( 3) A convivência familiar
4- (  4) A exploração do trabalho infantil.
5- ( 5) A escolarização que não considera fatores socioculturais nos processos metodológicos.

 A resposta  CORRETA está  contida em:
Parte superior do formulário
1, 3 ,5
2, 4, 5
1, 2, 3, 4, 5
1, 2, 3

2, 4, 3

Questão 1

6-Parte inferior do formulário
 Em seus estudos sobre a construção dos conceitos básicos e o ensino da geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, você compreendeu que a escola precisa possibilitar à criança a compreensão do que é a vida em sociedade, e como se dá a ação dos grupos sociais no tempo e no espaço. Redija um parágrafo destacando como o educador pode possibilitar, ao educando, a construção do conceito de espaço.
Para que o educador possibilite ao educando a construção do conceito de espaço é preciso que a criança vivencie situações em que ela utilize relações como saber localizar-se,  orientar-se e expressar-se graficamente, isto é ela deverá saber traçar no papel um trajeto que faz de um ponto ao outro. Analisar espaços sociais, compreender que esses espaços foram construídos e também destruídos pelo homem.
O professor pode facilitar a construção desse conceito de espaço, através de jogos e brincadeiras que facilitem a construção do conceito de espaço como; coelhinho sai da toca, caça ao tesouro, etc. Utilizar jogos pedagógicos que se encaixem em vários tipos de construções. Utilização de espaços tridimensionais tais como: entrar e sair de caixas, construção de túneis, etc. Criar legendas  para contar estórias. Propor passeios para o estudo do meio, registrando o caminho percorrido e quais são os pontos de referência. Desenhar ou representar um espaço seja da sala de aula ou de outro lugar conhecido. Trabalhar com mapas e representações cartográficas.
QUESTÃO 02
7-Com base nos estudos realizados sobre o ensino da História nas séries iniciais do Ensino Fundamental e nas leituras obrigatórias recomendadas em seu material impresso, responda a questão abaixo.

As exigências da sociedade e as mudanças que ocorreram no processo educativo provocaram uma mudança nos paradigmas educacionais. Com o ensino da Historia isso não é diferente. Para que este conteúdo contribua para a construção do aluno como ser autônomo e a educação se torne um instrumento para formação do cidadão o professor necessita propiciar ao aluno um conhecimento da realidade social de forma critica e construtiva. Enumere duas formas das quais o professor poderá utilizar para concretização deste objetivo.
É preciso que o professor planeje atividades que permitam a identificação dos grupos sociais a que o aluno pertence;
Possibilitar a percepção das diferenças e afinidades das pessoas dentro dos diferentes grupos sociais;
Atividades que levem o aluno a compreensão da vida em sociedade e das relações sociais.




QUESTÃO 01
8-Para a construção do conceito de tempo histórico, a criança pode realizar diversas atividades na escola: trabalhar a sua própria história de vida, a história do seu bairro, a história da sua escola, do estado, do país. Com esses estudos ela irá percebendo que, num mesmo período cronológico, podem existir diferentes sociedades, diferentes tempos históricos. Na construção do conceito de tempo, a criança passa por etapas que vão de um “tempo sensório-motor”, seguido pelo “tempo intuitivo” até chegar ao “tempo operatório. Sobre esses estágios e sua relação com a construção do tempo podemos afirmar:


I - estágio sensório motor do nascimento aos dois anos, aproximadamente;

II - estágio intuitivo (ou pré-operacional) de dois a sete anos, aproximadamente;

III - estágio operatório de sete aos doze, aproximadamente.

(  ) neste estágio compreende as relações de sucessão, simultaneidade e duração; percebe o tempo como único, que inclui todos os momentos pois já coordena duração e ordem de sucessão.

(  ) neste estágio relaciona-se ao tempo prático, ligado à ação – o tempo que dura a atividade;  não percebe o antes e o depois;  vive uma espécie de ‘presente contínuo’; aos poucos, passa a dominar a noção de ANTES/DEPOIS da sua ação imediata (joga o brinquedo e ouve o barulho);

(  ) neste estágio centra-se em uma relação específica, ligada ao egocentrismo (aos poucos, vai ocorrendo a descentração); cada movimento é percebido como um tempo particular não relaciona os momentos sucessivos do tempo por meio de uma medida comum; não coordena duração e ordem de sucessão temporal.

A série que contém a seqüência correta é:

Parte superior do formulário
I, III e II;
III, I e II.
III, II e I.
II, III e I;
I, II e III;
Parte inferior do formulário
QUESTÃO 02
-9Com base nos estudos realizados  sobre o ensino da História nas séries iniciais do Ensino Fundamental e nas leituras obrigatórias recomendadas em seu material impresso, responda a questão abaixo.

Para que a escola auxilie no processo de socialização das crianças, possibilitando o respeito à diversidade social e cultural é importante que:

I – Possibilite a convivência entre crianças de origem e nível sócio-econômico diferentes.

II – Ensine as regras de utilização do espaço público para o convívio democrático.

III – Divida as turmas de acordo com as diferenças, de forma que sejam organizadas classes homogêneas, facilitando o trabalho do professor e evitando os rótulos.

IV – Possibilite à criança acesso a conhecimentos  sobre a diversidade de hábitos, costumes e valores das pessoas, tanto no Brasil como em  outros países, em diferentes tempos.

V - Fique atenta às manifestações de racismo, discriminação social e étnica, por parte da equipe escolar e dos alunos, mesmo que estas manifestações sejam consideradas de pouca gravidade.

Parte superior do formulário
III, IV e V somente, estão corretas.
II, IV e V somente, estão corretas.
I, II , IV e V somente, estão corretas.
I, II, III e IV somente, estão corretas.
I, III, IV e V estão corretas.
Parte inferior do formulário
Nos estudos realizados sobre  a   Compreensão dos interesses e necessidades educativas da criança , você pode perceber a necessidade que as crianças sentem de brincar e colocar seu corpo e mente em movimento. Neste sentido assinale a afirmativa que contempla o porquê do professor educador levar em consideração esses conhecimentos ao trabalhar com seus alunos.
A- cultivar o respeito pela natureza da criança e pelas necessidades infantis.
B- conscientizar-se da importância das vivências infantis efetivas que  favorecem  a experimentação e as descobertas do outro.
C- proporcionar atividades que propiciem o desenvolvimento físico, mental e a afirmação da personalidade infantil.
D- reconhecer a importância do brincar para o desenvolvimento infantil.
E- todas as afirmativas acima estão corretas.
Parte superior do formulário
B
D
C
E
A
Parte inferior do formulário