QUESTÃO 01
Quando nos referimos à gramática reflexiva, é correto afirmar que:
| com ela, o professor pode explorar com os alunos atividades que os levem a decorar os fatos da estrutura e do funcionamento da língua. |
| ela se baseia no trabalho de reflexão do aluno sobre o que já domina da língua e dos recursos linguísticos que ainda não domina. CORRETA |
| com ela, o trabalho de reflexão se realiza na classificação dos elementos linguísticos. |
| ela tem por objetivo levar o alunos à aquisição das regras gramaticais, desenvolvendo, desta forma, um ensino de descrição. |
| ela é a gramática implícita, ou seja, é a gramática internalizada do aluno, que ele já chega á escola falando. |
UESTÃO 01
Leia com atenção a alternativa a seguir:
Ao trabalhar com os alunos as regras da gramática normativa é preciso cuidado com as normas que se ensina, e como as atividades propostas são feitas, para não levar a comportamentos e atitudes totalmente inaceitáveis com relação ao uso da língua.
Informe se a afirmativa está CORRETA ou INCORRETA e justifique sua resposta.
Está correta.
A gramática normativa estabelece regras para o uso da língua, sendo assim a mais usada em salas de aula como forma de padronizar a utilização da língua materna. Alguns lingüistas consideram que somente a utilização da gramática normativa pode dificultar a aprendizagem da língua, pois muitos alunos acham o português uma língua difícil de ser utilizada. Isso os torna incapazes de criar seus próprios textos e também de compreender os mais variados tipos de textos.
Portanto o principal objetivo das aulas de língua portuguesa é fazer com que os alunos possam escrever e falar adequadamente e com autonomia.
QUESTÃO 02
Em relação à correção ortográfica dos alunos, os PCN (1997) propõe que o professor deve intervir em dois níveis: o produtivo e o reprodutivo.
Explique esses dois níveis de correção.
O nível produtivo é o conhecimento das regras ortográficas. É esse conhecimento que permite aos alunos grafar corretamente as palavras, mesmo as que ele ainda não conhece. Um exemplo disso é que nenhuma palavra da língua portuguesa se inicia com RR. A regra pode parecer sem importância, mas é comum encontramos alunos escrevendo “rrato” ou “ rroupa".
já o reprodutivo é quando o aluno aprende a forma correta de se grafar uma palavra que não tem regra especifica que explique a forma de sua escrita.
QUESTÃO 01
O ato motor é o que dá significado ao estímulo sensorial. O tato não existe sem movimento das mãos , como a visão necessita dos músculos oculares. A função motora se desenvolve pela interação de 2 sistemas principais que são o piramidal e o extra piramidal.
Sobre estes dois sistemas assinale a única afirmativa falsa:
| O sistema extra piramidal possui controle do movimento automático. |
| Lesões no sistema extra piramidal causam aparecimento de movimentos involuntários. |
| O sistema extra piramidal, assim com o piramidal também é responsável pelos movimentos voluntários. |
| O sistema piramidal é responsável pela força do movimento voluntário. |
| O sistema piramidal tem o controle contralateral do corpo, isto é se eu movimento a Mao direita é pela ação do hemisfério esquerdo e vice –versa. |
QUESTÃO 01
O ato motor é o que dá significado ao estímulo sensorial. O tato não existe sem movimento das mãos , como a visão necessita dos músculos oculares. A função motora se desenvolve pela interação de 2 sistemas principais que são o piramidal e o extra piramidal.
Sobre estes dois sistemas assinale a única afirmativa falsa:
| O sistema piramidal é responsável pela força do movimento voluntário. |
| O sistema extra piramidal possui controle do movimento automático. |
| O sistema piramidal tem o controle contralateral do corpo, isto é se eu movimento a Mao direita é pela ação do hemisfério esquerdo e vice –versa. |
| Lesões no sistema extra piramidal causam aparecimento de movimentos involuntários. |
| O sistema extra piramidal, assim com o piramidal também é responsável pelos movimentos voluntários. |
QUESTÃO 01
Qual a importância do estudo neuro-psicomotor da criança para a sua formação?
UESTÃO 01
De acordo com a leitura do capítulo 7 , “A taxonomia das dificuldades de aprendizagem”de Vitor Da Fonseca , indicado como leitura obrigatória assinale a única afirmativa correta sobre as características da criança com dificuldades de aprendizagem(DA):
| A criança com DA não apresenta dificuldades perceptivas. |
| A criança com DA manifesta uma significativa discrepância entre o seu potencial intelectual estimado e o seu atual nível de realização escolar. |
| A criança com DA não apresenta desordens básicas no processo de aprendizagem. |
| A criança com DA sempre apresenta disfunção do sistema nervoso central(SNC). |
| A criança com DA apresenta sinais de debilidade mental, privação cultural, perturbações emocionais, privação sensorial(visual e auditiva). |
UESTÃO 01
Após a leitura do texto sobre as “Taxonomias das dificuldades de aprendizagem (DA)”, disponível no livro - Introdução às Dificuldades de Aprendizagem - de Vítor Fonseca, assinale a afirmativa incorreta.
| Assim como com prefixo 'dis' , o prefixo "a " utilizado para definir as agnosias, afasias e apraxias também está associado à noção de dificuldade e podem estar ligado ou não a uma disfunção cerebral. |
| O prefixo "dis" utilizado para definir dislexia, disgrafia, entre outras envolve a noção de dificuldade que pode estar ligada ou não, a uma disfunção cerebral. |
| A criança com DA não é deficiente. |
| Segundo Kirk , as dificuldades de aprendizagem compreendem "um atraso, desordem ou imaturidade num ou mais processos: da linguagem falada, da leitura, da ortografia, da caligrafia ou da aritmética, resultantes de uma possível disfunção cerebral e ou distúrbios de comportamentos. |
| A criança com DA apresenta um perfil motor adequado, uma inteligência média, uma adequada visão e audição e uma adequada adaptação emocional, que, em conjunto com uma deficiência de aprendizagem, constitui a base da sua caracterização psiconeurológica. |
QUESTÃO 01
O que significa para o autor Vitor da Fonseca incapacidades de aprendizagens? Cite dois exemplos destas incapacidades.
A pedagogia é parte importante das neurociências, pois trabalha com o cérebro no dia-a-dia da aprendizagem. É de extrema importância que o professor tenha o entendimento de como ocorre à aprendizagem para que o mesmo possa proporcionar ao aluno situações que facilitem sua aprendizagem.
O pedagogo fará o papel de mediador, estimulador dos processos neuropedagogicos do saber.
QUESTÃO 01
Fonseca (1995) afirma que é importante e urgente diagnosticar os alunos com necessidades especiais em sala de aula, por várias razões. Cite três dessas que você julga serem mais importantes.
· Orientar os pais;
· combate atitudes de negligência dos pais e dos educado;
· minimiza os efeitos cumulativos de problemas de desenvolvimento
da criança, entre outros.
QUESTÃO 01
Em relação ao impulso lúdico, é correto afirmarmos que:
I. É atributo da natureza humana
II. Aparece como dinamismo das forças instintivas
III. Impede o sujeito de emergir socioculturalmente
IV. O jogo não está relacionado ao impulso lúdico
V. O jogo é um ato social do referido impulso
Estão corretos itens:
| II, III, IV |
| I, II, V |
| I, II, III |
| I, IV, V |
| I, III, V |
QUESTÃO 02
Após a leitura do capítulo Compreensão dos interesses e necessidades educativas da criança , você pode perceber a necessidade que as crianças sentem de brincar e colocar seu corpo e mente em movimento. Neste sentido, assinale a afirmativa incorreta, levando em consideração o trabalho de um professor educador que se preocupa em proporcionar esses momentos lúdicos aos seus alunos.
| Proporcionar momentos lúdicos, ao longo do processo educativo, para auxiliar na aprendizagem dos educandos. |
| Fazer uso de jogos e brincadeiras ao planejar suas aulas. |
| Organizar atividades educativas a partir de grupos homogêneos de crianças e adolescentes, garantido, assim, uma dinâmica interativa mais abrangente e efetiva. |
| Considerar o jogo como uma atividade global e atrativa, que estimula o crescimento de forma global. |
| Alfabetizar a partir do universo cultural da criança, ou seja, buscando situações de aprendizagens significativas para ela. |
UESTÃO 01
Em relação às leituras realizadas por você sobre a Declaração dos Direitos da Criança, marque a alternativa incorreta.
| A criança deverá receber uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita - em condições de igualdade de oportunidades - desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. |
| A criança deve gozar dos benefícios da previdência social. Terá direito a crescer e desenvolver-se em boa saúde. |
| A criança terá direito a desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados. |
| A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação. |
| A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre de algum impedimento social, deve receber o tratamento, a educação e os cuidados exclisivamente em instituições para alunos com necessidades educativas especiais. incorreta |
QUESTÃO 01
Com base em suas leituras do capítulo Compreensão dos interesses e necessidades educativas da criança, foi possível observar que existem pelo menos três elementos presentes em nossa sociedade que sacrificam um número muito grande de crianças, negando-lhes o direito ao atendimento de suas necessidades. Entre esses elementos, está o fator econômico. Qual a relação desse fator com a Declaração dos Direitos da Criança? Justifique sua resposta.
O fator econômico coloca as crianças em péssimas condições de moradia, alimentação, saúde. Muitas crianças são obrigadas a trabalhar em condições de exploração, sendo que na declaração dos direitos das crianças consta no principio 9, que não será permitido à criança empregar-se antes da idade mínima conveniente; e que a criança não poderá empenhar-se em qualquer ocupação ou emprego que lhe prejudique a saúde ou a educação ou que interfira em seu desenvolvimento físico, mental ou moral.
Portanto, fica claro que o fator econômico interfere na Declaração dos direitos da criança, pois ele impede o cumprimento dos direitos a elas estabelecido. É preciso dar condições econômicas as suas famílias para que essas possam cumprir a Declaração dos direitos das crianças.
QUESTÃO 01
O ato motor é o que dá significado ao estímulo sensorial. O tato não existe sem movimento das mãos , como a visão necessita dos músculos oculares. A função motora se desenvolve pela interação de 2 sistemas principais que são o piramidal e o extra piramidal.
Sobre estes dois sistemas assinale a única afirmativa falsa:
| O sistema extra piramidal possui controle do movimento automático. |
| Lesões no sistema extra piramidal causam aparecimento de movimentos involuntários. |
| O sistema extra piramidal, assim com o piramidal também é responsável pelos movimentos voluntários. correta |
| O sistema piramidal é responsável pela força do movimento voluntário. |
| O sistema piramidal tem o controle contralateral do corpo, isto é se eu movimento a Mao direita é pela ação do hemisfério esquerdo e vice –versa. |
QUESTÃO 01
O ato motor é o que dá significado ao estímulo sensorial. O tato não existe sem movimento das mãos , como a visão necessita dos músculos oculares. A função motora se desenvolve pela interação de 2 sistemas principais que são o piramidal e o extra piramidal.
Sobre estes dois sistemas assinale a única afirmativa falsa:
| O sistema piramidal é responsável pela força do movimento voluntário. |
| O sistema extra piramidal possui controle do movimento automático. |
| O sistema piramidal tem o controle contralateral do corpo, isto é se eu movimento a Mao direita é pela ação do hemisfério esquerdo e vice –versa. |
| Lesões no sistema extra piramidal causam aparecimento de movimentos involuntários. |
| O sistema extra piramidal, assim com o piramidal também é responsável pelos movimentos voluntários.correta |
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